Qual a diferença entre artrite e artrose? Confira agora!

Muita gente se confunde sobre essas doenças, e há quem ache que os dois são a mesma coisa. Será que são mesmo? Leia este artigo até o final para descobrir qual a diferença entre artrite e artrose.

Doenças parecidas, porém diferentes

Mulher sofrendo com a dor da inflamação no tornozelo

Artrite e artrose têm muitas coisas em comum, mas são doenças bem diferentes. Os tratamentos também são distintos, mas exercícios físicos e o uso de plantas medicinais são essenciais para retardar, prevenir e tratar ambas as condições. Veja agora qual a diferença entre artrite e artrose!

  • Artrite

É um processo inflamatório das articulações. Os principais sintomas da artrite são: dor, inchaço, vermelhidão local e dificuldade nos movimentos. Quando 4 ou mais articulações estão inflamadas ao mesmo tempo, chamamos de poliartrite, e quando apenas uma articulação é acometida, chamamos de monoartrite.

  • Artrose

Nada mais é que uma artrite que ocorre por degeneração das cartilagens das articulações. A artrose pode atingir qualquer articulação que tenha cartilagem, porém, na maioria dos casos, a doença ataca as mãos, coluna, quadril e joelhos. O comum é que essa degeneração da cartilagem ocorra pelo envelhecimento da mesma, ao longo dos anos. Além disso, outros fatores contribuem para o aparecimento das artroses, como a obesidade, hipotireoidismo, diabetes, ou por herança genética.

O melhor aliado para ambas as doenças

Colher de madeira com cúrcuma em pó

Saber qual a diferença entre artrite e artrose fica difícil à primeira vista, pois ambas apresentam sintomas semelhantes, mas a artrose é caracterizada, principalmente, pela perda ou limitação da função articular. Na artrite, além das articulações das mãos e dos pés ficarem comprometidas, também são afetados os ombros, cotovelos e joelhos, que podem inchar, ficar quentes e terem muita dor. Além disso, pode dar febre, sensação de fadiga e dificuldade para se movimentar ou se levantar. Dores articulares que não cessam e duram de 4 a 6 semanas podem ser um indicativo de uma das doenças, por isso é essencial consultar um médico.

Geralmente, tanto para artrite quanto para a artrose, os médicos recomendam exercícios físicos para fortalecimento muscular e uso de anti-inflamatórios. No caso destes remédios, o uso deve ser de curto prazo, pois trazem consequências renais e gastrointestinais. Médicos afirmam que existem alguns medicamentos fitoterápicos que auxiliam bastante no tratamento.

Em especial, uma planta que age como um poderoso aliado no tratamento da artrite e artrose é a cúrcuma, com propriedades anti-inflamatórias muito úteis contra essas doenças. Esta planta foi usada por muito tempo na Índia e China para finalidades medicinais, sendo ótima na luta contra a dor e inflamação no corpo. A cúrcuma pode ser encontrada tanto em pó quanto em raiz, e muitos especialistas recomendam suplementos de curcumina para que se possa obter este componente em quantidade suficiente de forma eficaz.

Um medicamento que oferece esse benefício é o Fito Cúrcuma, 100% natural, que traz alívio para o desconforto da artrite e artrose, e auxilia na redução das dores. Com eficácia comprovada, já ajudou muitas pessoas a combaterem as inflamações articulares e terem sua autonomia de volta.

Para conhecer mais sobre seus benefícios para o sistema imunológico, acesse o site oficial do Fito Cúrcuma.

Deixe uma resposta